Skip to content

Informativo de Aduana & Comércio Exterior

6/5/2018
 

Diário Oficial da União


CONSULTA PÚBLICA Nº 1, DE 4 DE JUNHO DE 2018

Submeter à consulta pública, para comentários e sugestões do público em geral, proposta de Resolução CAMEX, que estabelece boas práticas regulatórias no comércio exterior para a elaboração e revisão de atos normativos.

[Texto na Íntegra]

RESOLUÇÃO Nº 36, DE 4 DE JUNHO DE 2018

Altera a Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul.

[Texto na Íntegra]

Notícias Siscomex


Não existem notícias do Siscomex para hoje.

Notícias Referenciadas


Brics criticam "nova onda de protecionismo"
Fonte: Valor


Os ministros de Relações Exteriores do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) criticaram nesta segunda-feira o que chamou de "nova onda de protecionismo", em referência às tarifas impostos pelos EUA contra países aliados sobre a importação de aço e alumínio, além das duras negociações com a China.

[Texto na íntegra]

Brasil perde espaço nas importações dos países da Aliança do Pacífico
Fonte: O Globo


Nos últimos dez anos, o Brasil perdeu espaço nas importações dos países que integram a Aliança do Pacífico, bloco formado por México, Colômbia, Peru e Chile. Segundo um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao qual O GLOBO teve acesso, de 2008 a 2017, houve queda na participação das exportações brasileiras em 19 dos 25 principais setores importadores desses países. A presença de automóveis nas compras do bloco caiu de 7,2% em 2008 para 4,8% em 2017 e as vendas de aeronaves tivera uma queda 6,3% do total para 0,8%, entre outros exemplos. Quem saiu ganhando foi a China, seguida por União Europeia e Estados Unidos.

[Texto na íntegra]

México inicia processo de solução de controvérsias na OMC sobre tarifas dos EUA
Fonte: Folha de São Paulo


O México iniciará um processo de solução de controvérsias na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre tarifas de aço e alumínio dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira o Ministério da Economia, aderindo à União Europeia (UE) em busca de envolvimento na OMC contra as novas medidas.

[Texto na íntegra]

STJ considera ilegal reajuste de taxa do Siscomex
Fonte: DCI


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que considerou ilegal a Portaria 257/2011, do Ministério da Fazenda, que reajustou a Taxa de Utilização do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) em mais de 500%.

[Texto na íntegra]

Argentina acelera embarques em meio a boatos sobre impostos
Fonte: Uol


Os exportadores de produtos agrícolas da Argentina estão acelerando compras e embarques. O governo não consegue acabar com especulações de que reativará os impostos sobre exportações.

[Texto na íntegra]

Exportadores estimam custo de até US$5 bi com medidas de redução do diesel
Fonte: Exame


Os exportadores brasileiros estimam um aumento de custos entre 4 bilhões e 5 bilhões de dólares com as medidas mais recentes do governo para compensar as perdas causadas pelo acordo com caminhoneiros para reduzir o preço do diesel, disse à Reuters o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.

[Texto na íntegra]

Artigos STTAS Brasil


EDIÇÃO ESPECIAL!
Retrospectiva 2017 - Publicações da Equipe de Consultoria:

Reveja todas as publicações da Equipe de Consultoria da STTAS BR sobre os acontecimentos mais relevantes de 2017 para o Comércio Exterior Brasileiro.

Clique aqui para acessar!