Skip to content

Informativo de Aduana & Comércio Exterior

6/7/2017
 

Diário Oficial da União


Não houve publicações relevantes ao comércio exterior na data de hoje.

Notícias Referenciadas


Merkel viaja à América Latina com missão de impulsionar comércio
Fonte: Terra


Em visita a Argentina e México, líder alemã tenta angariar parceiros contra protecionismo dos EUA. Enquanto chineses tentam aumentar influência, Alemanha e UE deveriam se posicionar melhor na região, dizem analistas.A América Latina é algo como o bom enteado da política externa alemã: o subcontinente não causa nenhum problema, os parceiros estão felizes com as boas relações, mas ninguém se empenha para intensificá-las. Desde que os EUA mostraram não mais se interessar por seu antigo "quintal", os chineses têm se esforçado para aumentar sua influência na região - especialmente por meio do comércio e investimento direto maciço.

[Texto na Íntegra]

Sebrae e Apex firmam estratégia para diminuir entraves nas exportações
Fonte: Agência Sebrae

A união faz a força e, para melhorar o acesso ao comércio exterior para os pequenos negócios, essa máxima não é diferente. Nesse clima de colaboração, o Sebrae realizou por todo o dia de hoje (6) o Seminário Pequenos Negócios e Mercados Internacionais, em que foi firmado um convênio de cooperação técnica entre o Sebrae e a Apex, pelos presidentes Guilherme Afif Domingos e Roberto Jaguaribe, respectivamente. Atualmente, as micro e pequenas empresas respondem por apenas 1% do valor total exportado no Brasil.
 
[Texto na Íntegra]

Artigos Sandler & Travis do Brasil


Novidades sobre o Sistema Eletrônico do Ex-tarifário

Conforme nosso artigo recente (ver: Ex-tarifário – automatização do processo), o modo de submissão de pleitos para regime de Ex-tarifário está prestes a ser automatizado.

O Sistema Eletrônico do Ex-tarifário visa desburocratizar, dar maior segurança e agilidade nas análises dos pleitos, atualmente conduzidas pela Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI), Receita Federal do Brasil (RFB) em conjunto com demais órgãos competentes (CGEL, BNDES, CGBC e CAEx).

Recentemente, a Coordenação-Geral de Bens de Capital (CGBC) informou que o Sistema Eletrônico de Ex-tarifário encontra-se em fase final de desenvolvimento. Em sua essência, o Sistema Eletrônico conferirá aos Órgãos envolvidos no processo maior celeridade no gerenciamento e análise das solicitações de Ex-tarifário, bem como permitirá que os usuários tenham acesso, em tempo real, às informações relativas ao status de seus pleitos submetidos à análise.

[Texto na Íntegra]