Skip to content

Informativo de Aduana & Comércio Exterior

6/8/2017
 

Diário Oficial da União


Não houve publicações relevantes ao comércio exterior na data de hoje.

Notícias Referenciadas


Merkel elogia economia argentina e defende acordo com Mercosul
Fonte: Exame


A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, elogiou a abertura da economia argentina desde a chegada do presidente Mauricio Macri ao governo, em dezembro de 2015 e pediu para lutar contra o antissemitismo, ao iniciar, nesta quinta-feira, uma visita de 24 horas a Buenos Aires.

[Texto na Íntegra]

Perda de espaço de bens brasileiros na Argentina foi disseminada, indica CNI
Fonte: Folha de São Paulo

Estudo da FGV feito a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que o recuo da presença brasileira no mercado argentino atingiu diversos setores.
Dos 26 principais produtos brasileiros exportados para a Argentina em 2005, o Brasil possuía liderança em 25. Uma década depois, considerando a mesma lista de produtos, o país mantinha a dianteira em apenas 18.
 
[Texto na Íntegra]

Artigos Sandler & Travis do Brasil


Novidades sobre o Sistema Eletrônico do Ex-tarifário

Conforme nosso artigo recente (ver: Ex-tarifário – automatização do processo), o modo de submissão de pleitos para regime de Ex-tarifário está prestes a ser automatizado.

O Sistema Eletrônico do Ex-tarifário visa desburocratizar, dar maior segurança e agilidade nas análises dos pleitos, atualmente conduzidas pela Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI), Receita Federal do Brasil (RFB) em conjunto com demais órgãos competentes (CGEL, BNDES, CGBC e CAEx).

Recentemente, a Coordenação-Geral de Bens de Capital (CGBC) informou que o Sistema Eletrônico de Ex-tarifário encontra-se em fase final de desenvolvimento. Em sua essência, o Sistema Eletrônico conferirá aos Órgãos envolvidos no processo maior celeridade no gerenciamento e análise das solicitações de Ex-tarifário, bem como permitirá que os usuários tenham acesso, em tempo real, às informações relativas ao status de seus pleitos submetidos à análise.

[Texto na Íntegra]