Skip to content

Informativo de Aduana e Comércio Exterior

5/24/2018
 

Diário Oficial da União


Não houve publicações relevantes ao comércio exterior na data de hoje.

Notícias Siscomex


Não existem notícias Siscomex para hoje.

Notícias Referenciadas


Greve de caminhoneiros causa desabastecimento e prejudica exportações
Fonte: Exame


Os impactos causados pelos protestos de caminhoneiros em todo o Brasil já se espalham por diversos setores da economia, provocam desabastecimento de produtos em algumas áreas e geram prejuízos com exportações não realizadas, situação que pode piorar com a decisão da categoria de seguir com as manifestações.

[Texto na íntegra]

Caminhoneiros pedem adesão de portuários à paralisação
Fonte: Exame


Os trabalhadores portuários foram chamados a aderir à paralisação deflagrada pelos caminhoneiros em todo país. O Sindicato dos Estivadores de Santos (SP) deve marcar assembleia para discutir a proposta no próximo sábado (26). Em debate, a alta do preço dos combustíveis e o impacto no cotidiano da categoria.

[Texto na íntegra]

IABr: decisão da Camex sobre importação de laminados da China é contraditória
Fonte: Estado de Minas


O Instituto Aço Brasil (IABr), que representa os fabricantes nacionais de aço, criticou a decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de aplicar, sem efeitos imediatos, taxas adicionais contra a importação de laminados planos da China.

[Texto na íntegra]

Secretaria de Comércio Exterior desqualifica origem de produto importado no Brasil da Índia
Fonte: Comex do Brasil


A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços MDIC) publicou nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União a Portaria no 25, que encerrou investigação para apurar falsa declaração de origem nas importações de canetas esferográficas e desqualificou a origem de produtor da Índia.

[Texto na íntegra]

EUA avaliam elevar tarifa de carro importado; marcas veem 'protecionismo'
Fonte: G1


O governo de Donald Trump nos Estados Unidos está considerando uma proposta para impor novas tarifas sobre veículos importados, invocando a lei de segurança nacional que foi usada para impor tarifas sobre alumínio e aço, disseram um funcionário da administração e três funcionários do setor, segundo a agência Reuters.

[Texto na íntegra]

Aproximação com países árabes está entre prioridades do Mercosul, diz chanceler Aloysio Nunes
Fonte: Comex do Brasil


O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes (foto acima), afirmou que a aproximação com as nações árabes do Norte da África e do Oriente Médio está entre as prioridades do Mercosul. O chanceler falou em entrevista publicada no site do Fórum de Investimentos Brasil 2018, que ocorre na terça-feira (29) e quarta-feira (30), na capital paulista.

[Texto na íntegra]

Seminário destaca oportunidades de investimento no sudeste asiático
Fonte: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo


Empresários e especialistas de mercado participaram na manhã desta terça-feira (22 de maio) de um novo seminário sobre oportunidades de negócio em Singapura, Malásia e Tailândia, organizado pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp (Derex).

[Texto na íntegra]

Artigos STTAS Brasil


EDIÇÃO ESPECIAL!
Retrospectiva 2017 - Publicações da Equipe de Consultoria:

Reveja todas as publicações da Equipe de Consultoria da STTAS BR sobre os acontecimentos mais relevantes de 2017 para o Comércio Exterior Brasileiro.

Clique aqui para acessar!