Skip to content

Informativo de Aduana e Comércio Exterior

5/25/2018
 

Diário Oficial da União


RESOLUÇÃO Nº 35, DE 24 DE MAIO DE 2018

Concede redução temporária da alíquota do Imposto de Importação ao amparo da Resolução no 08/08 do Grupo Mercado Comum do MERCOSUL.

[Texto na íntegra]

Notícias Siscomex


Notícia Siscomex Importação nº 049/2018

Exigência de informações em LI referente à NCM 2823.00.10 (redução tarifária Res. CAMEX n 27/2018).

[Texto na íntegra]

Notícia Siscomex Importação nº 050/2018

Exigência de informações em LI referente à NCM 3003.90.89 (redução tarifária Res. CAMEX n 32/2018).

[Texto na íntegra]

Notícias Referenciadas


Líder Maersk cria sobretaxa de combustível marítimo
Fonte: Valor


No momento em que o comércio exterior brasileiro acena com uma recuperação continuada, a alta do preço do petróleo está levando os armadores a reajustarem os preços do combustível. O insumo é um dos principais custos da navegação - transporte que responde por mais de 90% das trocas brasileiras em valores.

[Texto na íntegra]

Greve dos caminhoneiros já prejudica exportações brasileiras
Fonte: G1


A paralisação dos caminhoneiros em protesto contra a alta do preço do diesel já impacta as exportações brasileiras e causa prejuízos ao país. Sem receber insumos e com estoques lotados, as fábricas reduzem o ritmo de produção, os produtos não chegam aos portos e os embarques acabam reduzidos.

[Texto na íntegra]

Fábricas de veículos paralisam produção e já veem reflexo nas exportações
Fonte: G1


Unidades da Ford, Volkswagen, Fiat Chrysler, Chevrolet, Toyota, Nissan, Honda, Renault, Peugeot, Citroën, Caoa Chery, Volvo e Scania não produziram nesta quinta-feira (24) devido a falta de peças e problemas de logística. Algumas linhas estão paradas há mais de um dia.

[Texto na íntegra]

Negociadores do acordo Mercosul-União Européia voltam a demonstrar otimismo
Fonte: Folha de S.Paulo


Como em outras ocasiões nas duas últimas décadas, os negociadores do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul voltaram nestes dias a demonstrar algum otimismo quanto ao trato.

[Texto na íntegra]

Indústria siderúrgica ataca decisão do governo de não sobretaxar aço chinês
Fonte: Portos e Navios


O Instituto Aço Brasil, que representa as siderúrgicas, atacou nesta quarta (23) a decisão da Camex de adiar por um ano a imposição de tarifas sobre laminados planos importados da China.

[Texto na íntegra]

Câmara Árabe Brasileira inaugura sua primeira filial na cidade catarinense de Itajaí
Fonte: Comex do Brasil


A primeira filial da Câmara de Comércio Árabe Brasileira foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (24), no município de Itajaí, cidade portuária de Santa Catarina que exporta grandes volumes para os países árabes. O escritório fica no primeiro andar do Embraed Centro Empresarial, na avenida Coronel Marcos Konder, n° 1.207, cj. 10, no Centro, próximo ao porto.

[Texto na íntegra]

Porto de Santos bate recorde de movimentação de cargas: 42,6 milhões de toneladas até abril
Fonte: Comex do Brasil


A movimentação de cargas no Porto de Santos registrou em abril recordes históricos para o respectivo mês e para o acumulado no período. Com 11.746.598 toneladas, o total mensal superou em 9,8% o maior movimento até então, verificado em abril do ano passado (10.700.406 toneladas).

[Texto na íntegra]

Ministro participa do lançamento das negociações entre Mercosul e Coréia
Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços


O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, participou hoje da cerimônia que marcou o lançamento das negociações para um acordo comercial entre os países do Mercosul e a Coreia do Sul. “Esta é uma reafirmação do compromisso com o sistema multilateral de comércio e que busca aproveitar as complementaridades das economias para elevar o nosso intercâmbio comercial”, destacou Marcos Jorge.

[Texto na íntegra]

Artigos STTAS Brasil


EDIÇÃO ESPECIAL!
Retrospectiva 2017 - Publicações da Equipe de Consultoria:

Reveja todas as publicações da Equipe de Consultoria da STTAS BR sobre os acontecimentos mais relevantes de 2017 para o Comércio Exterior Brasileiro.

Clique aqui para acessar!