Skip to content

Informativo de Aduana e Comércio Exterior

5/29/2018
 

Diário Oficial da União


PORTARIA Nº 27, DE 28 DE MAIO DE 2018

Estabelece critérios para alocação de cotas para importação, determinadas pela Resolução CAMEX nº 35, de 24 de maio de 2018.

[Texto na íntegra]

PORTARIA Nº 28, DE 28 DE MAIO DE 2018

Estabelece critérios para alocação de cotas para importação, determinadas pela Resolução CAMEX nº 35, de 24 de maio de 2018.

[Texto na íntegra]

Notícias Siscomex


Não existem notícias do Siscomex para hoje.

Notícias Referenciadas


Utilização de Form A para Suíça e Noruega se encerrará em 30 de junho
Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços


As autoridades alfandegárias da Suíça e da Noruega deixarão de aceitar, a partir de 1º de julho de 2018, o Certificado de Origem Formulário A (FORM A) nas exportações amparadas pelo Sistema Geral de Preferências (SGP). A partir desta data, a comprovação de origem nas operações deverá ser feita, exclusivamente, pelo Sistema REX (Registered Exporter System).

[Texto na íntegra]

Novos estados passam a emitir Certificado de Origem Digital para exportações à Argentina e Uruguai
Fonte: Confederação Nacional da Indústria


Emitir o Certificado de Origem Digital (COD) ficou mais fácil para empresas de nove estados brasileiros, que foram credenciados como emissores do documento no último dia 22 de maio pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

[Texto na íntegra]

Declaração conjunta por ocasião do lançamento das negociações para um acordo de comércio entre a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, Estados Membros do Mercosul, e a Coreia do Sul
Fonte: Ministério das Relações Exteriores


Reconhecendo a complementaridade das economias dos Estados Membros do Mercosul e da Coreia, e o potencial significativo de avançar ainda mais nas relações econômicas mediante o aumento dos fluxos de comércio e investimento entre as Partes;

[Texto na íntegra]

Brasil perdeu US$ 1 bi em exportações por causa de greve, estima AEB
Fonte: Agência Brasil


Com a greve dos caminhoneiros, [...] a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) estima que o país tenha perdido pelo menos US$ 1 bilhão com exportações que deixaram de ser feitas.

[Texto na íntegra]

Protesto gera prejuízo "enorme" ao agronegócio; exportação em 2018 pode ser menor
Fonte: Diário Comério Indústria e Serviços


O prejuízo ao agronegócio brasileiro em decorrência dos protestos de caminhoneiros é "enorme" e o setor, que já contabiliza perdas na exportação e mortandade de animais, pode fechar 2018 sem atingir as previsões de comércio exterior, disseram representantes nesta segunda-feira.

[Texto na íntegra]

Governo vai trabalhar para tornar China um parceiro comercial mais robusto no setor de serviços
Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços


Em discurso para um público de empresários e autoridades chinesas, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, disse hoje que o governo brasileiro trabalhará para tornar a China um parceiro comercial cada vez mais robusto no setor de serviços.

[Texto na íntegra]

Artigos STTAS Brasil


EDIÇÃO ESPECIAL!
Retrospectiva 2017 - Publicações da Equipe de Consultoria:

Reveja todas as publicações da Equipe de Consultoria da STTAS BR sobre os acontecimentos mais relevantes de 2017 para o Comércio Exterior Brasileiro.

Clique aqui para acessar!