Skip to content

Informativo de Aduana e Comércio Exterior

6/15/2018
 

Diário Oficial da União


Não houve publicações relevantes ao comércio exterior na data de hoje.

Notícias Siscomex


Não existem notícias do Siscomex para hoje.

Notícias Referenciadas


Camex aprova antidumping para importações de aço com costura da Malásia, Tailândia e do Vietnã
Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou direito antidumping definitivo (por até 5 anos) às importações brasileiras de tubos com costura, de aço inoxidável originárias da Malásia, da Tailândia e do Vietnã.

[Texto na íntegra]

Protecionismo na Europa cria riscos para aprovação do acordo comercial com o Mercosul
Fonte: Senado Federal

O governo brasileiro aposta que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia poderá sair antes das eleições brasileiras. Mas discordâncias sobre pontos específicos ainda colocam em risco a conclusão das negociações.

[Texto na íntegra]

Fila de navios para embarcar soja no Brasil cresce 60% com protestos e tabela de fretes
Fonte: Portos e Navios

O total de navios em portos brasileiros aguardando para embarcar produtos do complexo de soja está quase 60% maior em junho ante igual período do ano passado, enquanto a quantidade de embarcações efetivamente recebendo cargas apresenta queda de 42% na mesma base de comparação, segundo dados da agência Williams.

[Texto na íntegra]

Incentivo a carros híbridos e elétricos
Fonte: Diário do Nordeste

O presidente Michel Temer pretende anunciar na próxima semana o Rota 2030, programa de incentivos para o setor automobilístico. A expectativa do governo se deve ao consenso entre o Ministério da Fazenda e o da Indústria sobre os detalhes da nova política para o setor.

[Texto na íntegra]

Canadá propõe "comércio inclusivo"ao Mercosul
Fonte: Valor

Em negociações aceleradas para um acordo de livre comércio com o Canadá, a diplomacia brasileira está curiosa para conhecer um tópico específico do "comércio inclusivo" proposto pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Entre as pautas incluídas nos debates que acontecem esta semana, em Brasília, está a questão de gênero.

[Texto na íntegra]

Trump aprova tarifas de US$ 50 bilhões sobre produtos chineses
Fonte: Uol

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou na quinta-feira (14) a imposição de tarifas no valor de US$ 50 bilhões aos produtos chineses, uma medida que ameaçava há meses e que Pequim prometeu responder, informou a imprensa americana.

[Texto na íntegra]

Artigos STTAS Brasil


A DU-E e o Novo Processo de Exportação: Sua empresa está preparada?

Em 02 de julho próximo encerra-se o prazo para a migração das operações de exportação para o Portal Único de Comércio Exterior. Conforme cronograma divulgado pela Receita Federal do Brasil (RFB), após esta data não será mais possível para os exportadores realizarem novos registros de exportação utilizando o sistema “NOVOEX” - permanecendo o mesmo apenas para consulta de operações registradas anterior à 02 de julho de 2018. Dando continuidade às mudanças, ainda em setembro deste ano, a RFB deve desligar os sistemas “Siscomex Exportação Web” e “Siscomex Exportação grande porte”. Com isso, todas as operações de exportação somente poderão ser registradas por meio da Declaração Única de Exportação (DU-E) no Portal Único de Comércio Exterior. Sua empresa está preparada para o Novo Processo de Exportação?

O Novo Processo de Exportação visa reduzir a burocracia tão criticada inerente ao comércio exterior Brasileiro. A título exemplificativo, segundo estudo realizado recentemente pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), 1/4 das exportações brasileiras no ano de 2017 estiveram sujeitas à 46 procedimentos distintos relacionados ao licenciamento de exportação, controlados por 12 órgãos diferentes, que afetaram aproximadamente 23% das vendas ao mercado externo. Com a implementação integral da DU-E, espera-se que haja maior eficiência, previsibilidade e redução de custos para os exportadores.

Dentre as principais mudanças no Novo Processo de Exportação, destacamos:

[Texto na Íntegra]